Como detectar um problema de comunicação na internet?

problema de comunicação

Com o crescimento do mundo digital, especialmente nos últimos anos, várias vantagens surgiram. Mas também apareceram novos desafios e novas dificuldades corporativas, especialmente no que diz respeito a um certo tipo de problema de comunicação.

Trata-se do desafio de se expressar e se comunicar de modo claro, eficiente e assertivo com as pessoas que estão do outro lado do computador ou do celular. Afinal, a internet encurta a distância em certo sentido, mas também aumenta em outros sentidos.

De fato, ao se comunicar presencialmente, sempre se acaba lançando mão de recursos que, em um primeiro momento, nem se imaginam. Como mostra a PNL (Programação Neurolinguística), há fatores inconscientes na comunicação humana.

Isso vale para comunicações mais exigentes, como uma aula ou uma palestra, como vale para a comunicação mais corriqueira, do dia a dia. Por exemplo, ir até uma clínica fazer um exame admissional de sangue e conversar com a recepcionista e o médico.

Em todos esses casos, a verdade é que uma expressão, um semblante, um olhar, um simples gesto e sobretudo certas entonações da voz podem passar diversas informações aos interlocutores. Agora, tente reduzir tudo isso para uma mensagem por texto.

Ou seja, reduzir o universo complexo da comunicação presencial a uma demanda de comunicação digital em que só se tem o texto e as palavras escritas como recurso. Certamente, a situação acaba se tornando muito mais desafiadora.

Claro, se a informação a ser passada é mais simples, como uma cotação para serviço de reforma de sofá de couro, mesmo que não se trate de algo tão desafiador. Porém, quando a empresa pensa em termos estratégicos e operacionais, a dificuldade surge.

Em termos mais técnicos, é aí que surgem os ruídos de comunicação. Basicamente, eles são os famosos problemas ligados à transmissão de informações, mensagens, ordens ou tarefas que precisam ocorrer normalmente durante as atividades corporativas.

Lembrando que isso pode ocorrer entre os colaboradores da empresa, mas também entre os líderes e gestores em geral. Sem falar na comunicação externa, que nada mais é do que o marketing ou publicidade, que também pode falhar ao impactar o cliente.

Naturalmente, uma marca de som para festas que estabelece uma comunicação assertiva na internet atingirá os clientes de modo mais positivo, melhorando seus resultados como um todo. Ao passo que a deficiência nessa demanda também vai gerar transtornos e prejuízos.

Por isso mesmo é que se decidiu abordar o assunto neste artigo, detalhando todos esses aspectos da comunicação na internet. Além de conceituar essa comunicação e salientar sua importância, também se detalharão 3 dicas de como evitar seus problemas.

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Problema de comunicação: o que é?

Como ficou claro acima, a comunicação nada mais é do que um aspecto incontornável da dinâmica humana. Que ocorre não só no ambiente de trabalho, mas sobretudo nele. Isso quer dizer que a comunicação corporativa é essencial para qualquer empresa.

Em termos de endomarketing, que é a comunicação interna referida antes, é preciso ficar de olho em vários sentidos. Essa comunicação diz respeito ao diálogo e compreensão dos líderes entre si, e depois deles para com os seus subordinados e colaboradores em geral.

Por exemplo, ao definir a estratégia de venda digital de uma rede de proteção para janela basculante, é preciso que os líderes sejam claros no sentido de garantir que a estratégia seja ética, já que se trata de um produto que lida com a segurança dos usuários.

Além disso, o anúncio e a venda precisam estar igualmente alinhados, como na hora de passar as fichas técnicas do produto para os clientes. Assim é certeza que eles não comprarão algo errado, nem cairão em imperícia ou negligência.

Neste simples exemplo, fica claro como a comunicação na internet exerce várias frentes ao mesmo tempo, e como é preciso que haja um esforço muito consciente e estratégico no sentido de alinhar tudo. Afinal, qualquer ponta solta pode trazer problemas e prejuízos.

Isso deixa claro o que exatamente é um problema de comunicação. Quando ele ocorre no endomarketing, a empresa perde em termos de missão, visão e valores. Quando ocorre no marketing, na publicidade e no anúncio, o cliente também pode ser prejudicado.

Qual a importância da boa comunicação na empresa? 

O exemplo dado acima também serviu para deixar claro por que motivos a boa comunicação é tão importante. 

Claro que isso vai além do seu uso na internet, mas também se viu que os desafios se acumulam sobretudo no caso do universo digital. A comunicação é essencial para:

  • Assegurar uma boa compreensão entre as partes;
  • Tornar claras as proposições levantadas;
  • Não haverem diferendos ou brigas;
  • Evitar erros crassos.

Também é interessante observar a diferença entre problema de comunicação na internet e má fé. É preciso observar que não se fala do segundo caso. Por exemplo, ao anunciar o serviço de aluguel Galaxy Fiber, isso gera um compromisso corporativo.

Naturalmente, há diferenças entre vender e alugar, como na instalação e garantia do produto. Como se trata de um dispositivo de depilação a laser, certamente a locação incluirá suporte técnico e garantias. Portanto, cumpri-la é um dever ético e legal da empresa.

É claro que a boa comunicação ajudará e muito nisso. Mas o problema é que às vezes a falta de comunicação, ou seja, o problema comunicacional, gera problemas não deliberados. Por isso é preciso redobrar a atenção e realmente investir nessa área.

Na prática, toda empresa precisa investir nas habilidades de comunicação dos seus colaboradores, sobretudo os que estão em postos-chave. Mas não somente, e sim de modo geral, já que todos são importantes no processo e interferem nele de algum modo.

Esse exemplo deixa claro que a diferença entre problema de comunicação e desvio de conduta é uma diferença entre limitação técnica e malícia pessoal. Saber fazer essa distinção também ajuda a melhorar o endomarketing e a publicidade da empresa.

3 dicas para detectar problema de comunicação na internet

Agora, é preciso focar em 3 dicas práticas sobre como exatamente detectar um problema de comunicação na internet. E, naturalmente, sobre como evitá-los ou resolvê-los de uma vez por todas, melhorando o ambiente de trabalho e os resultados gerais do negócio.

1. Definição estratégica dos canais

A primeira grande dica aqui é aprender a distinguir os canais de comunicação existentes. Um modo de detectar um problema de comunicação na internet é quando funcionários ou clientes recorrem a pessoas que não são exatamente as responsáveis por aquilo.

Por exemplo, se um colaborador tem alguma queixa para fazer, ele deve dirigir-se ao seu líder imediato, como um tutor ou treinador. Porém, se ele manda um e-mail para o gerente ou até mesmo para um diretor, certamente tem algo muito errado acontecendo.

O mesmo vale para uma empresa agente de portaria. Como ela terceiriza serviços, o cliente precisa ter clareza de quais são os canais de comunicação para elogios, sugestões e afins. Se ele contata o canal correto, isso mostra eficiência na comunicação.

Isso vale para qualquer outra empresa, e sobretudo as que utilizam a internet como canal de comunicação. Se por qualquer razão o cliente acabasse ficando descoberto ou desassistido, isso indicaria um grave problema de comunicação por parte da empresa.

2. Gestão de dados e tecnologia

Outro exemplo de como detectar um problema de comunicação na internet, e que também já indica a solução para o desafio, é a questão da gestão de dados. Bem como a questão da tecnologia como um todo, já que hoje em dia isso é indispensável.

Para começar, uma empresa não pode ser eficiente em sua comunicação se ela não for eficiente na coleta e no tratamento dos dados e informações. Isso é válido tanto no caso de colaboradores quanto de clientes.

Por exemplo, se ela faz CRM (sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente), ela consegue retomar o contato alguns dias depois de um cliente em potencial perguntar o preço de aluguel de caçamba de lixo. E isso pode gerar negócios a mais.

Atualmente, a internet se tornou um grande canal de automatização de comunicação e de vendas. Isso ilustra como a tecnologia tem atuado na área, bem como a forma com que a gestão de dados pode ajudar significativamente o crescimento de um negócio.

3. Não aplicar pesquisas próprias

Por fim, um aspecto importante a ser abordado quando se fala sobre a detecção de problemas de comunicação na internet é o das pesquisas próprias. Isso porque muitas empresas investem fortunas em pesquisas compradas, mas esquecem dessas.

Geralmente, a pesquisa comprada é para entender melhor um segmento, e o comportamento de um conjunto de pessoas de determinado grupo social. Isso é importante para o marketing e a publicidade, sem sombra de dúvidas.

Por exemplo, uma empresa de controle de ponto para professores pode querer saber quantas pessoas se formam em pedagogia e licenciatura todos os anos. Contudo, é preciso saber conciliar isso com as pesquisas próprias, de endomarketing.

Neste segundo caso, a empresa ganha o poder de entender como está a satisfação dos seus colaboradores, recebendo os feedbacks certos. E com a ajuda da internet, muito mais gente participa, e o processo fica mais transparente, já que pode ser anônimo.

Considerações finais

Finalmente, conseguiu-se deixar claro que as habilidades de comunicação de cada colaborador são essenciais para o desenvolvimento de qualquer empresa como um todo. Assim como a comunicação com os compradores e clientes em geral.

Isso tudo importa ainda mais quando se fala do ambiente digital. Daí que se salientam as 3 dicas básicas sobre como exatamente detectar um problema de comunicação na internet, elencando também as soluções e os caminhos para não errar mais.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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